Esse ano tem eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares

Eleições Conselho Tutelar

Esse ano tem eleição para escolha dos conselheiros tutelares em todo Brasil

O conselho tutelar é composto por membros que são eleitos pela comunidade. Cada um deles ocupa o cargo por quatro anos, quando ocorrem novas eleições para o posto, todas comandadas pela prefeitura do município.

Como funciona a eleição para conselho tutelar

A eleição para o conselho tutelar é feita a cada quatro anos, renovando o time do órgão. Abaixo, indicamos quais são os requisitos estabelecidos para fazer parte do conselho:

  1. Ter idade mínima de 21 anos;
  2. Possuir como formação mínima o ensino médio completo;
  3. Ter experiência comprovada em proteção e defesa de direitos das crianças e dos adolescentes;
  4. Não precisa ter nascido no município em que tentará a vaga, mas necessita residir nele há cinco anos, no mínimo.

Quem tem interesse em votar na eleição do conselho tutelar pode votar regularmente, desde que tenha mais de 16 anos e inscrição nas zonas eleitorais da cidade. O voto nos candidatos a conselheiros é direto, secreto e facultativo.

O que faz o conselho tutelar?

Trata-se de um órgão municipal que tem como finalidade zelar pelos direitos da criança e do adolescente, garantindo que sejam cumpridos. Foi criado quando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) entrou em vigor, instituído pela lei 8.069/1990.

De acordo com a legislação, o conselho tutelar é um órgão permanente, o que significa que não pode ser extinto. Além disso, tem autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a outros órgãos, especialmente os estatais

Principais atividades do conselho tutelar

Mas, quais seriam, especificamente, as atividades do conselho tutelar? A atuação do órgão será, sempre, a de aconselhamento. Portanto, atua nas seguintes atividades:

  1. Atendimento de crianças e adolescentes, normalmente em situação de vulnerabilidade;
  2. Aconselhamento de pais e responsáveis legais;
  3. Acolhimento de denúncias de violações dos direitos da criança e do adolescente;
  4. Identificação de casos de situação de risco contra menores, como violência emocional e física;
  5. Encaminhamento de casos de violação de direitos aos órgãos responsáveis para tratativa adequada;
  6. Solicitação de serviços públicos às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
  7. Contribuição para a criação e planejamento de políticas públicas que envolvem crianças, adolescentes e suas famílias;
  8. Manutenção de diálogo aberto com a comunidade, poder executivo e judiciário, para garantir direitos;

O que o conselho tutelar não faz?

Há quem pense que o conselho tutelar tem autonomia para aplicar medidas judiciais, mas esse não é o papel do órgão. Sua atuação será, sempre, de aconselhamento, identificando o serviço que melhor atende a criança ou adolescente, encaminhando-os a eles.

Por isso, o conselho tutelar não pode, em hipótese alguma, julgar casos, aplicar medidas correcionais ou judiciais às crianças, adolescentes ou sua família. Quando identificar uma violação de direitos, encaminhará o caso para o órgão responsável.

Tenha como exemplos casos de roubo praticado por um adolescente e de violência contra uma criança. Em situações assim, o conselho tutelar acolhe denúncia, encaminha os casos para a polícia e faz um acompanhamento para garantir que todos os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos.

Vale apontar que também não é responsabilidade do conselho tutelar realizar a busca e apreensão de crianças e adolescentes, determinar a guarda legal de filhos ou emitir autorização para viagens.

Em Curitiba serão eleitos 50 candidatos

Eleição em Curitiba

A eleição para conselheiro tutelar em Curitiba acontece esse ano, quando serão escolhidos 100 conselheiros – titulares e suplentes – que atuarão nos dez Conselhos Tutelares existentes nas 10 regionais da cidade. A previsão de divulgação do edital é em abril

Podem se candidatar cidadãos que comprovem que moram há pelo menos dois anos na área de atuação do Conselho Tutelar a que está se candidatando, que tenham no mínimo 21 anos de idade e ensino médio completo. Além disso, é preciso ter experiência na promoção, proteção e defesa direta dos direitos da criança e do adolescente.

A federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná já está atenta e pretende auxiliar os interessados em participar do processo. confira no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY9KaHA2BRZ1LbO63bitFph0uS6u2rW4ZcmraITlpeWZG_kQ/viewform

Se você deseja ingressar em uma área cuja sua função seja, garantir e zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, então você deve fazer o curso de conselheiro tutelar, pois será através deste curso que você aprenderá a como lidar com vários tipos de situações. Geralmente, o conselheiro tutelar é eleito na sua cidade. Muitas cidades possuem critérios próprios para eleger o conselheiro tutelar

O principal objetivo do curso de conselheiro tutelar é fornecer aos participantes uma formação básica, que garanta a promoção dos direitos da criança e do adolescente, identificando quando tais direitos são ou possam ser violados. Hoje em dia obter apenas a formação no ensino superior, não basta. Esta área exige um preparo contínuo para todos os profissionais que trabalham como conselheiro tutelar.

Compartilhe nas mídias

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *